Ilarie Voronca em um selo romeno de 2003.
ILARIE VORONCA
[ ROMÊNIA ]
Ilarie Voronca ( pseudônimo de Eduard Marcus ; 31 de dezembro de 1903, Brăila — 8 de abril de 1946, Paris ) foi um poeta e ensaísta de vanguarda romeno .
Voronca era de etnia judaica . Nos primeiros anos esteve ligado ao grupo Sburătorul de Eugen Lovinescu , estreando-se em 1922 no Sburătorul literário ( peças simbolistas inspiradas nas obras de George Bacovia e Camil Baltazar ). Os poemas de Voronca da época, de tom sombrio e passivo, contrastam marcantemente com suas obras posteriores. Apenas um ano depois, Voronca adotou uma mudança de estilo, aderindo ao manifesto modernista publicado na Contimporanul e contribuindo para revistas literárias como Punct e Integral . Ele e Stephan Roll publicaram uma revista inspirada no Construtivismo intitulada 75 HP , da qual apenas um número foi impresso. Em 1925 colaborou com Victor Brauner na "picto-poèsie" para um retrato de si mesmo. Um esboço de Robert Delaunay retratando Ilarie Voronca. É um retrato cubista da poetisa romena Ilarie Voronca.
Em 1927, Voronca publicou um volume de poesia em Paris. Intitulado Colomba em homenagem a sua esposa Colomba Voronca, apresentava dois retratos desenhados por Robert Delaunay . Colomba marcou a nova mudança de estilo de Voronca: ele se tornou um surrealista . Logo depois, suas criações ganharam regularidade, sendo publicado com frequência — principalmente depois que se estabeleceu na França (1933) e começou a escrever em língua francesa . Seguiram-se: L'Apprenti fantôme ("O Fantasma do Aprendiz"; 1938), Beauté de ce monde ("A Beleza deste Mundo"; 1940), Arbre ("Árvore"; 1942). Várias de suas obras foram ilustradas com desenhos de Constantin Brâncuși , Marc Chagall , ou Victor Brauner .
Cidadão francês em 1938, Voronca participou na Resistência Francesa . Ele visitou a Romênia em janeiro de 1946 e foi aclamado por seus escritos e atividades antifascistas . Ele nunca terminou seu Manuel du parfait bonheur ("Manual para a Felicidade Perfeita"), cometendo suicídio no mesmo ano.
Uma edição de poemas selecionados foi publicada na França em 1956; foi seguido dez anos depois por impressões de obras nunca publicadas. Sașa Pană supervisionou uma edição romena de muitos poemas de Voronca em 1972. Algo ainda está presente e não está, do que se foi. Uma antologia bilíngue de poesia romena inspirada na vanguarda e na vanguarda, Aracne editrice, 2018. Editado e traduzido por Victor Pambuccian.
POESIA SEMPRE. Minas Gerais. Número 22. Ano 1. Janeiro – Março 2006. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 2006. ISSN 0104-0626. Ex. biblioteca de Antonio Miranda
TRADUÇÃO DE MARCOS SILVA
Estrofe I
Monsieur l´archange est un bon chef contable
Euridice : fecho teuis olhos com alfinetes de segurança
peço desde já sem alusões matemáticas
Euridice vou dormir
Estrofe I
Eurídice vou dormir
Peço desde já sem alusões matemáticas
Euridice fecho teus olhos com alfinetes de segurança
Monsieur l´archange est un bon chef contable
**
VEJA e LEIA outros poetas do MUNDO em Português:
http://www.antoniomiranda.com.br/poesiamundialportugues/poesiamundialportugues.html
Página publicada em julho de 2024
|