Home
Sobre Antonio Miranda
Currículo Lattes
Grupo Renovación
Cuatro Tablas
Terra Brasilis
Em Destaque
Textos en Español
Xulio Formoso
Livro de Visitas
Colaboradores
Links Temáticos
Indique esta página
Sobre Antonio Miranda
 
 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
POESIA MUNDIAL EM PORTUGUÊS

Ilarie Voronca em um selo romeno de 2003.

 

 

ILARIE VORONCA
[ ROMÊNIA ]

 

Ilarie Voronca ( pseudônimo de Eduard Marcus ; 31 de dezembro de 1903, Brăila — 8 de abril de 1946, Paris ) foi um poeta e ensaísta de vanguarda romeno .

Voronca era de etnia judaica . Nos primeiros anos esteve ligado ao grupo Sburătorul de Eugen Lovinescu , estreando-se em 1922 no Sburătorul literário ( peças simbolistas inspiradas nas obras de George Bacovia e Camil Baltazar ). Os poemas de Voronca da época, de tom sombrio e passivo, contrastam marcantemente com suas obras posteriores. Apenas um ano depois, Voronca adotou uma mudança de estilo, aderindo ao manifesto modernista publicado na Contimporanul e contribuindo para revistas literárias como Punct e Integral . Ele e Stephan Roll publicaram uma revista inspirada no Construtivismo intitulada 75 HP , da qual apenas um número foi impresso. Em 1925 colaborou com Victor Brauner na "picto-poèsie" para um retrato de si mesmo. Um esboço de Robert Delaunay retratando Ilarie Voronca. É um retrato cubista da poetisa romena Ilarie Voronca.

Em 1927, Voronca publicou um volume de poesia em Paris. Intitulado Colomba em homenagem a sua esposa Colomba Voronca, apresentava dois retratos desenhados por Robert Delaunay . Colomba marcou a nova mudança de estilo de Voronca: ele se tornou um surrealista . Logo depois, suas criações ganharam regularidade, sendo publicado com frequência — principalmente depois que se estabeleceu na França (1933) e começou a escrever em língua francesa . Seguiram-se: L'Apprenti fantôme ("O Fantasma do Aprendiz"; 1938), Beauté de ce monde ("A Beleza deste Mundo"; 1940), Arbre ("Árvore"; 1942). Várias de suas obras foram ilustradas com desenhos de Constantin Brâncuși , Marc Chagall , ou Victor Brauner .

Cidadão francês em 1938, Voronca participou na Resistência Francesa . Ele visitou a Romênia em janeiro de 1946 e foi aclamado por seus escritos e atividades antifascistas . Ele nunca terminou seu Manuel du parfait bonheur ("Manual para a Felicidade Perfeita"), cometendo suicídio no mesmo ano.

Uma edição de poemas selecionados foi publicada na França em 1956; foi seguido dez anos depois por impressões de obras nunca publicadas. Sașa Pană supervisionou uma edição romena de muitos poemas de Voronca em 1972.   Algo ainda está presente e não está, do que se foi. Uma antologia bilíngue de poesia romena inspirada na vanguarda e na vanguarda, Aracne editrice, 2018. Editado e traduzido por Victor Pambuccian. 

 

POESIA SEMPRE.  Minas Gerais.  Número 22. Ano 1.  Janeiro – Março 2006Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional,  2006.   ISSN 0104-0626.                                  Ex. biblioteca de Antonio Miranda

 

TRADUÇÃO DE MARCOS SILVA


Estrofe I

Monsieur l´archange est un bon chef contable
Euridice : fecho teuis olhos com alfinetes de segurança
peço desde já sem alusões matemáticas
Euridice vou dormir  
  

 

Estrofe I

Eurídice vou dormir
Peço desde já sem alusões matemáticas
Euridice fecho teus olhos com alfinetes de segurança
Monsieur l´archange est un bon chef contable

 

**
VEJA e LEIA outros poetas do MUNDO em Português:
http://www.antoniomiranda.com.br/poesiamundialportugues/poesiamundialportugues.html

Página publicada em julho de 2024


 

 

 
 
 
Home Poetas de A a Z Indique este site Sobre A. Miranda Contato
counter create hit
Envie mensagem a webmaster@antoniomiranda.com.br sobre este site da Web.
Copyright © 2004 Antonio Miranda
 
Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Home Contato Página de música Click aqui para pesquisar